domingo, 20 de fevereiro de 2011

Filosofia da Educação


 Amor (filo) sabedoria (sofia), amor ou busca à sabedoria é o significado da palavra filosofia. Ela é entendida com o grande esforço dos seres humanos a descobrirem profundamente de si e da realidade que são parte. Buscando compreender um significado maior: o sentido da própria existência.
Filósofos têm como objetivo através da sabedoria, usar articulações que sirvam para criticar e refletir o sentido do movimento das ações da humanidade. Saber filosofar é saber fazer política, já que o motivo das ações de ambas são intencionais e podem abrir pensamentos para as práticas humanas, carregadas de significações.
Podemos dizer que a filosofia é o esforço do homem em trazer significado às práxis1 para a humanidade. E a educação é a mais importante prática humana que temos, porque a partir dela podemos formar pessoas cada vez melhores, capazes de pensar e criticar o meio social e a razão dos significados das ações do governo para a melhoria da vida do povo ou comunidade que vive.
A inclusão da natureza e dos fenômenos naturais no pensamento de um todo também é permitido na filosofia, procurar se sentir em harmonia com todo o resto do mundo e compreender suas ações sejam naturais ou antrópicas.  O aprender se passa também de maneira ocasional, não intencionada, todo o dia aprendemos coisas novas que servem para entendermos o significado das partes de um todo.
É preciso refletir também sobre o desenvolvimento tecnológico e social que são impulsionadores das grandes discussões da filosofia moderna.  Aliar a educação e o desenvolvimento certamente é a ideologia mais aceitável até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário