domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sociologia da Educação


Como também educadora que sou, achei importante escrever um pouco sobre a sociologia da educação, suas perspectivas e importâncias no meio docente.
A sociologia da educação nasceu da necessidade de formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social. Segundo a concepção durkheimiana impulsionada pelo sociólogo francês Émile Durkheim, cada aluno é formado por dois seres inseparáveis e distintos, o primeiro ser denominado pelo francês de jovem bruto e o segundo que era relacionado a um sistema de idéias que exprimem as pessoas dentro da sociedade que fazem parte.
            A educação é a base da qualidade da sociologia já que impulsiona o conhecimento prévio da relação entre o homem e o meio social. Nessa ótica, Durkheim acreditava que a sociedade era beneficiada pelo processo educativo onde a geração adulta e experiente socializava a jovem geração e quanto mais eficiente o processo, melhor o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. 
            “O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela" (Durkheim). Nessa linha, a educação entraria como um bem social que integraria pela primeira vez as normas sociais com a cultura local da comunidade isto implicaria em deixar de lado o individualismo e estimular o desenvolvimento coletivo. O pensador ainda ressalta que o passado da educação serviu para encontrar formas diferentes de ensino e mencionou ainda que se a racionalidade estivesse forte com é atualmente teria desmembrado a sociedade cristã:
Todo o passado da humanidade contribuiu para fazer o conjunto de máximas que dirigem os diferentes modelos de educação, cada uma com as características que lhe são próprias. As sociedades cristãs da Idade Média, por exemplo, não teriam sobrevivido se tivessem dado ao pensamento racional o lugar que lhe é dado atualmente.” (Durkheim)
De fato a educação pôde definitivamente se emancipar quando as diretrizes do iluminismo focaram a razão das idéias científicas sobre os pregados do clero. Hoje a docência do ensino busca inflexão decisiva para o esclarecimento da relação social com as questões éticas que atingem a comunidade. Onde a maioria dessas questões são feridas na política que por vezes torna-se corrupta, por isso é imprescindível a formação de uma consciência crítica verdadeira de conceitos próprios emancipados, mas que se preocupe com os efeitos na coletividade.
A idéia remete ao desenvolvimento próprio do aluno, independente do ensejo familiar. Isto quer dizer que, o trabalho docente movido pela intenção sociológica visa que as crianças e jovens sejam avaliados em igualdade de condições encabeçando seus sobrenomes e dando razão aos seus ideais.

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